BRINCADEIRAS

Atualmente, as crianças só pensam em videogame, computador, brinquedos eletrônicos etc. As brincadeiras de antigamente eram, além de saudáveis, bem mais divertidas e criativas. Vamos recordar algumas?

Lembra como se joga PIÃO?

Enrolava-se a corda no pião segurando uma ponta e atirava-o ao chão, ao cair o pião ficava rodando, ou ainda podia-se colocar o pião para rodar na palma da mão, na unha do dedo e muitos outros lugares.

AMARELINHA - Esta brincadeira era praticada, geralmente, pelas meninas. Cada participante utilizava uma pedra ou casca de banana. Jogava-se a pedra no 1º quadrado, não podendo pular nela. Ia pulando com um pé só, batendo os dois pés no chão quando havia dois quadrados juntos. A pedra não podia cair na risca, se errasse passava para outra criança até chegar sua vez novamente. Lembro-me que numa fase da brincadeira a pedra era remessada de costas...acho que era no céu?!

QUEIMADA - Dois grupos de crianças ficavam um de cada lado. Traçava-se uma linha chamada fronteira. Atrás do grupo, uma segunda linha, onde ficava o cemitério local, para quem fosse desclassificado. Os componentes do primeiro grupo atiravam a bola nas crianças do outro grupo. Se acertasse, esta ia para o cemitério do primeiro grupo. Se a criança conseguisse pegar a bola, ela passava, então ao segundo grupo e este ficava com maior poder de atirar a bola. No final, o grupo que tivesse menor número de crianças no cemitério, vencia.

TACO - Com a bola de tênis, o jogador tentava derrubar a casinha (de taquara, um tripé) do outro. Este, com um taco de madeira, tentava rebater a bola para longe. Ganhava ponto quem atingisse o objeto, derrubando-o ou defendendo a casinha. Tinha algumas regras que não me lembro.

BALANÇA CAIXÃO - O "rei" sentava-se no "trono". O "serviço" apoiava o rosto no seu colo; os outros formavam uma fileira atrás do "servo" apoiando-se uns nas costas dos outros. O último da coluna dava um tapa nas costas da pessoa da frente e ia se esconder. Assim por diante até chegar a vez do "servo" o qual ia procurar a todos receitando: "Balança caixão Balança você dava um tapa nas costas e ia se esconder".

CIRANDINHA - As crianças, de mãos dadas, rodavam e cantavam: "Ciranda, ó cirandinha,vamos todos cirandar...volta e meia vamos dar. Ó ciranda, ó cirandinha... amor que tu me tinhas era pouco, se acabou...

PETECA - Dividido ao meio por um traço. Cada jogador se locomovia por todo o espaço, até a linha divisória, na tentativa de rebater a peteca para o outro lado. Se ela caísse no seu próprio lado, o adversário marcava um ponto; se saísse do espaço delimitado, era considerado "fora" e não havia penalidades para nenhum dos dois.

CABRA CEGA - Cabra cega?! - Senhor. - De onde vieste? - De trás da serra. - Que trouxeste? - Um saquinho de farinha. - Dá-me um bocadinho/ - Não chega pra mim mais minha velha. Todas as crianças tentavam beliscar o saquinho de farinha que a cabra-cega, de olhos vendados, no meio da roda, tinha em uma das mãos; e ela tentava agarrar as que lhe aproximavam. A que se deixava prender ou tocar, passava a ser cabra-cega e a brincadeira recomeçava.

OUTRAS BRINCADEIRAS:

PULA CORDA - ESCONDE-ESCONDE - POLÍCIA E LADRÃO - BOLINHAS DE GUDE - TACO - BEIJO, ABRAÇO E APERTO DE MÃO - PASSAR ANEL - ESTÁTUA - JOGO DA VELHA.


🛒🛒🛒 OFERTAS RETRO 👇👇👇

https://linktr.ee/otempopassa