Jerônimo, O Herói do Sertão

Emissora: Tv Tupi.
Ano de Produção: 1972.
Preto e Branco.
Companhias Produtoras: Tv Tupi.
Elenco: Francisco Di Franco, Eva Christian, Canarinho, Ítalo Rossi, Maurício Do Valle, Jardel Mello, Elza Gomes, Lady, Antônio Pitanga e Lajar Muzuris.

No início da nossa televisão, na década de 1950, muitos heróis apareceram para protagonizar aventuras dos mais vários estilos, mas quase sempre os nossos heróis tinham muitos elementos que lembravam os personagens americanos. Uma feliz exceção era o 100% brasileiro Jerônimo, o Herói do Sertão, criado por Moisés Weltmam, que nasceu nos quadrinhos em 1957 e fez a alegria dos fãs durante 62 edições mensais, antes de passar à Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Paladino da justiça e andarilho dos sertões brasileiros, Jerônimo estava sempre à disposição, onde quer que o bem precisasse triunfar. Ele vivia na pequena cidade de Cerro Bravo, interior paulista e sempre andava ao lado de seu fiel companheiro, Moleque Saci (Canarinho), e de sua amada, Aninha (Eva Christian), percorrendo os sertões interioranos. Quase sempre o herói se envolvia em aventuras perigosas que encontrava no meio do caminho.
Entre os maiores inimigos de Jerônimo está o Coronel Saturnino Bragança (Ítalo Rossi), que com o poder do dinheiro manda e desmanda em Cerro Bravo e com isso força os pobres fazendeiros a saírem de suas terras alegando que as escrituras das terras são falsas, a única salvação deste povo sofrido é o herói Jerônimo, o misterioso cavaleiro que sai do seu esconderijo na mata para ajudar aqueles que necessitam.
A série passou na televisão brasileira diversas vezes, na década de 1960 e 1970 na Tv Tupi e na década de 1980, no mesmo canal 4, agora TVS / SBT. Foram diversas versões diferentes. Sendo que na última, a da TVS, o "sertão" era tão bem feito, que ninguém imaginaria que era em Cabreúva, uma região cheia de verde.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV