Batman & Robin

Direção: Hal Sutherland.
Ano de Produção: de 1968 a 1969 (17 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates.
Elenco (Vozes): Ted Knight, Casey Kasem, Olan Soule, Larry Storch, Cliff Ownes e Jane Webb.

O universo de Batman passou por novos desafios na década de 1970, pois mal o seriado protagonizado por Adam West e Burt Ward foi cancelado em 1968 e já aparecia nas telinhas a versão animada do programa. O horário para heróis da DC já existia na ABC, na década de 1960. A nova empresa de animação Filmation Associates, convenceu a DC Comics a associar-se a ela na produção de uma nova série de desenhos do Super-Homem. "As Novas Aventuras do Super-Homem" estrearam na rede americana CBS em 10 de setembro de 1966. Na segunda temporada, o desenho foi renomeado para "The Superman/Aquaman Hour of Adventure" acrescentando-se as aventuras de outros heróis da DC Comics. Em 1968, o formato do desenho foi novamente alterado, mudando seu título para "The Batman/Superman Hour" que ficou no ar até 06 de setembro de 1969, quando o desenho foi cancelado, em parte devido aos protestos da "Action For Children's Television" que condenava seu conteúdo violento.
O desenho animado que trazia o Homem Morcego às telinhas, mantinha algumas características do primeiro seriado em live action - como alguns diálogos infantis e os “socs” e “pows”-, mas o programa deixou de lado o humor excessivo e investiu mais na ação. Estava tudo lá, a Bat-caverna, o Bat-móvel, a Bat-lancha, o mordomo Alfred e o Comissário Gordon, todos os elementos do mundo de Batman acabavam encontrando um espaçozinho para aparecer na série animada do Homem-Morcego.
O programa Batman trazia os personagens com traços que lembravam muito os desenhos de Carmine Infantino. Foram realizados 17 programas de 30 minutos, cada um com duas aventuras de Batman, Robin e Batgirl, onde a dupla de heróis enfrentava todos os seus antigos e novos inimigos. Embora o título do desenho levasse o nome da dupla dinâmica e do Homem de Aço, os heróis alternavam episódios, mas jamais foi promovido um encontro entre eles.
As aventuras do Homem Morcego eram um pouco mais fiel aos quadrinhos do que o seriado com atores, e abusavam dos clichês, como o fato de todo vilão ter seu veículo. Assim, o Coringa tinha um carro com um enorme sorriso e a Mulher-Gato tinha um coupé equipado com orelhas e rabo de gato, sem contar o inevitável furgão frigorífico do Senhor Gelo e a van de padaria de Simão, o Doceiro.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV