Emissora: ABC. |
Único sobrevivente de uma emboscada promovida pela gangue do Buraco na Parede, o policial do Texas John Reid é salvo pelo índio Tonto - um amigo de infância. Recuperado, ele decide trazer a justiça para o Velho Oeste. Escondido sob a famosa máscara (que surgiu inicialmente para enganar a gangue do Buraco na Parede), o herói inicia sua missão, sempre ao lado do fiel amigo Tonto o companheiro indígena e montado em seu cavalo Silver, um animal vigoroso e veloz. Juntos enfrentam os mais perigosos fora-da-lei. Para isso, Reid conta com inúmeros disfarces e sua arma com balas de prata - que nunca usa para matar, e sim como aviso.
Quando uma nuvem de poeira é levantada e ouvimos o famoso grito: "Hi Yo Silver!" é porque o Cavaleiro Solitário entrou em ação para combater os malfeitores do velho oeste.
Criado por George W. Trendle em 1933, o Cavaleiro Solitário estreou originalmente em programas de rádio. Famosos na época, eles mostravam dramatizações (assim como as novelas de rádio) onde o herói enfrentava perigosos foras-da-lei. O mascarado foi inspirado em El Zorro (um "pulp", The Curse of Capistrano, de 1919), tendo como tema a abertura de Guilherme Tell. Dois filmes mudos, em 1923 com Tom Mix e 1930 com George O'Brien, lançaram a série. William Witney dirigiu uma das primeiras versões no cinema. Em 25 de janeiro de 1938 virou tira de jornais, mas foi na TV que ele se tornou popular.
A série, que durou oito anos, estreou em 1949 e foi dirigida por George Archainbaud e Earl Bellamy. O Cavaleiro Solitário, fez grande sucesso em todo o mundo e sua trilha sonora ainda hoje é lembrada por aqueles que assistiram a série.
No papel do herói título dois atores se revezaram ao longo da produção. De 1949 a 1951 o Cavaleiro Solitário foi interpretado por Clayton Moore, mas de 1952 a 1953 John Hart pegou o papel, que retornaria a Moore a partir de 1954.
Ao todo foram 221 episódios com meia hora de duração, mostrando as aventuras do herói mascarado e do seu amigo Tonto (Jay Silverheels).
InfanTV