Direção: Joseph Barbera e William Hanna. |
O desenho mesclava alguns personagens já conhecidos da Hanna-Barbera como: Zé Colméia, Tutubarão, Dom Pixote e Fantasmino, com novos nomes como: Capitão Guapo, Pato Quack e o famigerado Falsão, competindo em uma espécie de enduro espacial "duríssimo", cujos prêmios eram aparentemente fantásticos, mas sempre se revelavam uma "grande furada" no final. Na abertura típica de cada episódio havia uma locução de um narrador em grande estilo, mostrando o trajeto e os perigos que os competidores enfrentariam.
Zé Colméia corria ao lado do seu parceiro Arrepio, nada de Catatau aqui; Dom Quixote corria junto com o Pato Quack que na verdade era o único que se preocupava em operar a nave já que Dom Quixote ficava só na mordomia; a nave Garimpo era pilotada pelo caipira Kojeka que por sua vez tinha duas gatinhas como assessoras: a Rita e Suzana; o astro Tubarão tinha Sherloque como parceiro, mas o charme da Corrida Espacial eram os vilões Poderoso Falsão e Trambique, como sempre um cara mal-encarado e um cachorro risonho e resmungão, bem ao estilo Dick Vigarista e Mutley. Poderoso Falsão e Trambique era uma dupla de trapaceiros que tentava ganhar a corrida sempre por meio de golpes sujos. Durante a corrida eles se disfarçavam de Capitão Guapo e Branquinho, um gato angorá todo esnobe. A princípio pareciam uma dupla de "heróis" que aparentemente ajudavam os competidores nos momentos difíceis, mas na verdade só atrapalhavam. Agindo incorretamente, eles indicavam falsos atalhos ou realizavam acordos escusos com outros seres-maus para que devorassem os heróis. Na época, o sorriso de "garoto-propaganda" de pasta de dentes do Capitão Guapo e o jargão "Cala a boca, Trambique!" do Poderoso Falsão se tornaram famosos.
É importante observar que a voz de Zé Colméia no Brasil, em Corrida Espacial, não fora realizada pelo seu dublador original Older Cazarré, pois o ator estava envolvido nas gravações da novela Feijão Maravilha da TV Globo. Dom Pixote recebeu a voz do ator Francisco Turrelli e o Pato Quac foi dublado por Cleonir dos Santos. Kojeka foi feito por Orlando Drummond, Fantasmino por Mário Monjardim, Rita foi dublada por Daumária Mesquita e André Filho dublou o Capitão Guapo. Mário Jorge fazia a voz do personagem Branquinho, Falsão era dublado pelo ator Mílton Luís, Trambique recebia a voz de Paulo Pereira e a narração das corridas era de José Santana.
InfanTV