Kojak

Emissora: CBS.
Ano de Produção: de 1973 a 1978 (118 capítulos).
Cores.
Companhias Produtoras: Universal TV.
Elenco: Telly Savallas, George Savalas, Mark Russel, Vince Conti, Dan Fraser e Kevin Dobson.

O personagem Kojak fez sua primeira aparição no telefilme The Marcus-Nelson murders e o trejeito malandro do tenente caiu rapidamente no gosto do público, abrindo as portas para a produção de um seriado, na rede ABC.
Kojak foi uma das séries policiais de maior sucesso na TV americana. Exibida pela ABC, a série durou 118 episódios e manteve-se entre os 20 programas mais assistidos dos EUA durante três anos consecutivos (de um total de cinco temporadas). Com seu estilo malandro de falar (na dublagem, a expressão "nenén" foi marcante), Savalas dava um toque original ao personagem.
Na série, Theo Kojak é um competente e extravagante tenente da polícia que trabalha no 13 distrito de Polícia, na região sul de Manhattan - no centro de Nova York. Sua marca registrada é sua careca lustrosa, seu senso de humor sarcástico e cínico e sua mania por pirulitos - que ele não tira da boca enquanto investiga os casos. Policial bem pouco ortodoxo, ele usava das artimanhas das ruas em vez dos métodos burocráticos dos policiais convencionais.
Embora gostasse de agir por conta própria, na luta contra o crime, Kojak não estava sozinho, ele trabalhava com os detetives Stavros (George Savalas, irmão de Telly Savallas), Saperstein (Mark Russel) e Rizzo (Vince Conti). Completavam o elenco o detective-chefe Frank McNeil, ex-parceiro de Kojak nas ruas (Dan Fraser) e o tenente Bobby Crocker (Kevin Dobson).
Um dos grandes destaques da série era a interpretação de Telley Savalas no papel principal, o personagem acabou se fundindo a imagem do ator que ficou marcado para sempre como o Kojak. Sua atuação na série lhe rendeu um Emmy, o "Oscar da televisão" e até a gravação de um disco de canções românticas.
No Brasil não foi diferente e a série Kojak também fez bastante sucesso marcando as noites da Rede Globo no início dos anos 80. A popularidade foi tanta que o nome Kojak tornou-se sinônimo de calvície, virando até tema de marchinha carnavalesca: "Kojak mete bronca na moçada/é tira valente, respeitado".
Durante a década de 80, o personagem voltou em duas ocasiões - ambos filmes para a TV. Em 1989, a ABC tentou reviver o programa, sem sucesso. A nova série só durou uma temporada.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV