Direção: Bruno Bianchi. |
A história do desenho gira em torno do cheio de truques John Brown, um guarda de segurança que sonhava em tornar-se o maior policial do mundo. Inepto e ingênuo, ele passou por situações inesperadas que o levaram a ser o candidato ideal para um projeto supersecreto no qual a cientista Dra. Brenda Bradford usou seu conhecimento em robótica para transformá-lo num homem de muitos talentos e acessórios.
Apesar de não ter sido aceito na academia de polícia, John Brown estava determinado a realizar seu sonho de combater o crime e após um acidente que o deixou à beira da morte ele foi submetido as experiências da Dra. Bradford que implantou em Brown 14.000 apetrechos úteis por todo o corpo e quando ele despertou era o Inspetor Bugiganga, uma máquina humana moderna de combate ao crime.
O corpo de Brown passou a possuir um lançador de foguetes, pernas de 4,20m de comprimento e um pescoço que funcionava como uma escada de bombeiro e mais uma série de engenhocas, como hélice na cabeça e mola no pescoço.
No combate ao crime o inspetor estava sempre com seu inseparável chapéu e sobretudo cinzas, além de contar com o apoio de sua sobrinha Penny de 12 anos e o seu cão predileto, o Cérebro. Dirigindo o seu Gadget-móvel ou voando com suas hélices saídas direto da cabeça, o Inspetor Bugiganga combatia o crime em Metro City com muito bom humor, principalmente contra o terrível e nefasto Dr. Claw e seu Gato Maluco.
No Brasil o desenho alcançou uma grande aceitação da criançada quando foi exibido na década de 1980 no SBT em programas infantis como Oradukapeta e Show Maravilha.
O personagem Inspetor Bugiganga chegou as telas do cinema em versão com atores de verdade em dois filmes (1999 e 2003) produzidos pela Walt Disney. No primeiro filme o personagem título foi interpretado por Matthew Broderick e no segundo o intérprete foi French Stewart.
InfanTV