Zé Buscapé

Direção: Joseph Barbera e William Hanna.
Ano de Produção: de 1965 a 1967.
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.
Elenco (Vozes): Henry Corden, Jean Vander Pyl e Don Messick.

Joseph Barbera e William Hanna se basearam nos personagens de grande sucesso das tirinhas americanas “A Família Buscapé”, que também vinham tendo uma boa repercussão com um seriado de Tv, para criarem o desenho Zé Buscapé. O desenho mostrava uma família de ursos caipiras que moravam no campo, gostavam de paz e sossego e estavam sempre defendendo suas terras de possíveis invasores, atirando com suas espingardas em qualquer coisa que se movesse. Com aquele sotaque bem enrolado, como que se estivesse sempre com uma folha de capim na boca, A Família Buscapé, era um clã que vivia nas montanhas e passava o tempo todo descansando ao som do banjo.
Zé Buscapé, o chefe da família, passava a maior parte de seu tempo cochilando em sua rede na varanda, acordando apenas para afastar algum intruso de sua propriedade com a espingarda. Ninguém esquece daquele resmungado estranho e mal-humorado que ele emitia: “#@& &$# @!@!$$##!!!”. Já a mãe Buscapé Bié, ficava sempre com seu lencinho na cabeça, fumando seu cachimbo e cuidando da casa, por isso mesmo a batalhadora ursa ficava irritada com a preguiça do marido e vivia reclamando: “Vamu lá Zé! Vamu home, acorda!” Enquanto seus filhos Florzinha e Chapeuzinho estavam constantemente fugindo das responsabilidades. Junta, a família passava por muitas aventuras, das mais absurdas às mais comuns, em seu dia-a-dia na roça.
O desenho foi lançado em 1965, originalmente, um segmento de A Formiga Atômica e também ia ao ar dentro de Banana Splits.
Os resmungados de Zé Buscapé foram dublados no Brasil pelo ator Pietro Mário, enquanto as reclamações carregadas no sotaque caipira da Mamãe Bié eram feitas pela atriz Glória Ladany. Míriam Thereza fazia Florizinha, enquanto Carmen Sheila interpretava o garotinho Chapeuzinho.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV