SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

"Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo..."

Bem pessoal, embora a Globo transmita a versão moderna do Sítio, a anterior é infinitamente melhor, mais original e os atores daquela geração são insubstituíveis. Aposto que todo bom oitentista tenha no mínimo assisto a um capítulo do programa. Eu sinceramente não perdia um episódio.

No reino encantado vivem a Dona Benta, a Tia Nastácia, a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa, boneco feito de sabugo de milho pela adorável cozinheira preta Nastácia, que também foi a "inventora" da boneca de pano falante.

Para quem não sabe o Sítio do Pica-pau Amarelo tem aproximadamente 50 anos.O programa estreou na televisão praticamente na mesma época em que o veículo chegou ao Brasil. Em 1952, com apenas dois anos de idade, a TV brasileira passou a exibir a série semanal ao vivo (na época não havia tecnologia para gravar programas).

Adaptado pela escritora Tatiana Belinky, o "Sítio..." ficou no ar durante 12 anos na TV Tupi. A série era apresentada como um teatro filmado. Depois da exibição pela Tupi, o "Sítio..." passou pela TV Bandeirantes no final da década de 60. Em 1977, quando já existia TV colorida, foi a vez da Globo. A emissora transmitiu o programa até meados dos anos 80, com reprises na TV Cultura nos anos 90.

A música de abertura
A música Sítio do Pica-pau Amarelo, criada em 1976 por Gilberto Gil, foi o tema da abertura do programa na versão exibida de 1977 a 1986. É a mesma usada para o programa atual.

Sítio do Pica-pau Amarelo

Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-pau Amarelo

Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
O Sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-pau Amarelo

Rios de prata, piratas
Vôo sideral na mata
Universo paralelo
Sítio do Pica-pau Amarelo

No país da fantasia
Num estado de euforia
Cidade Polichinelo
Sítio do Pica-pau Amarelo