Os Pássaros Feridos

Um filme-seriado que muitas pessoas se recordam foi "Os Pássaros Feridos". Em agosto de 1985, dentro da fase de mudanças de programação, o SBT provocou uma verdadeira escaramuça na audiência, até então soberana e inabalável, da Rede Globo. Foi a exibição do filme-seriado "Passaros Feridos". Ao anunciar a nova atração, em seu programa, Silvio Santos provocou espanto em seu público. Ele dizia, nas chamadas ao vivo, e com a maior naturalidade, o seguinte: "Logo depois da novela da Globo, vocês poderiam assistir a um filme sensacional, Passaros Feridos. Não precisam deixar de assistir a novela. Vejam a novela e depois vejam o filme. É um filme muito bom, um filme que eu já assisti várias vezes. É a história de um padre que se apaixona. Mas esse filme só vai começar depois que a novela da Globo terminar".

A novela citada pelo apresentador era nada mais, nada menos, que Roque Santeiro com José Wilker, Lima Duarte e Regina Duarte. Quando a novela acabava, começava o filme, tendo Richard Chamberlain como o padre que se apaixona pela jovem Meg, sobrinha de uma fazendeira na Austrália. O drama é que a fazendeira era apaixonada pelo padre.

O filme, uma série que durou uma semana, mostra a difícil escolha de um padre entre a paixão e a fé, foi um sucesso enorme e bateu os índices da Globo. Na ocasião, o SBT gastou cerca de 1 bilhão de cruzeiros pelos direitos de exibição. E a média de audiência foi de 47% contra 27% da Globo. Pássaros Feridos foi um marco na história do SBT. O filme foi reprisado 15 anos depois, em março de 2000, sendo exibido após o Show do Milhão, também teve grande sucesso conseguindo o primeiro lugar.