Emissora: NBC. |
Trabalhando para uma agência secreta chamada Controle, e recebendo ordens do “chefe” (Edward Platt), que na verdade chamava Thaddeus, o agente Maxwell Smart é o trapalhão máximo na luta contra os espiões inimigos que trabalham para a terrível organização Kaos. Um dos seus espiões mais conhecidos era o nazista Siegfried (Bernie Kopell) e seu ineficiente assistente Shtarker (King Moody). Mesmo assim, é sempre bem sucedido em suas missões.
Maxwell Smart conta com diversos equipamentos exóticos, como o incrível "sapato-fone" ou o hilário "cone do silêncio", uma cúpula de acrílico sob a qual as pessoas conversavam para que o assunto não vazasse para fora, só que ninguém conseguia se ouvir dentro! Mas as vitórias do agente na verdade se devem à sua grande sorte. No meio de suas investigações ele sempre soltava aquelas frases inesquecíveis como: "desculpe, por isso, chefe!", "e vou adorar!" e "o velho truque...". Maxwell é casado com a Agente 99 (Barbara Feldon).
Na série também havia o desafortunado Agente 13 (Dave Ketchum) , que sempre aparecia nas piores situações, invariavelmente escondido em latas de lixo, em dutos de ventilação e outros lugares inconcebíveis, e também o andróide Hyme (Dick Gautier), que era mais competente que seus companheiros humanos.
Don Adams acabou sendo escolhido para viver o Agente 86, graças ao personagem que interpretava na série The Bill Dana Show, onde era um atrapalhado detetive de hotel, chamado Byron Glick. Foi com este personagem, e não com Max, que ele criou a célebre frase "Would you believe... and how about..." ("Você acreditaria" e "e se..."). Com a contratação de Adams, Max ganhou "corpo", pois até então era apenas um apanhado de idéias. Ele dedicou-se de corpo e alma ao papel, fazendo inclusive as cenas arriscadas, o que lhe valeu um maxilar e um nariz quebrados.
Agente 86 durou 138 episódios e ganhou sete Emmys (o Oscar da tevê americana) em cinco temporadas de exibição. Dois por melhor seriado cômico e três (em anos seguidos) para a Don Adams. O ator também se aventurou na área de dublagem. Ele fez o personagem principal (na versão original, é claro) da série animada Inspetor Bugiganga, visto na Rede Record, também conhecido como Inspetor Gandaia (na segunda temporada exibida pelo SBT).
Em 1969 a NBC resolveu tirar a série do ar, pois os índices de audiência começavam a baixar. A rede CBS decidiu apostar no sucesso do seriado casando 86 com 99 e, desta união, nasceram gêmeos, mas não a solução para o programa, que acabou se transformando numa série familiar demais, o que fez com que o público perdesse o interesse. Por isso, acabou cancelada em 1970.
Em 1995, a FOX tentou reformular o seriado Agente 86 colocando Smart (agora chefe do Controle) e 99 (trabalhando no Congresso) ao lado de dois novos personagens - o filho Zach e a sensual agente 66. O resultado foi um fracasso total e a série foi cancelada depois de apenas sete episódios.

InfanTV