Emissora: Tv Globo. |
O programa misturava números musicais, sorteios e desenhos animados como: Os Smurfs, Super Amigos, Os Flintstones, Pato Donald, Homem Pássaro, Popeye, Mulher Aranha, He-Man, She-ra, entre outros. Algumas pequenas histórias eram usadas como gancho para apresentação desses desenhos, além de dramatizações. Para essa função, a jornalista Rose Nogueira contava com a parceria da poeta Lúcia Vilares.
Alguns meses depois da estréia, já com a direção de Edi Newton, coordenação de Geraldo José Gurjão e supervisão de Nilton Travesso, Balão Mágico ganhou mais meia hora na programação da emissora, passando a ser exibido também aos sábados. Naquela fase, Simony estava muito preocupada com as lições da escola e Fofão procurava um novo amigo para brincar. Criou-se, então, o Fofinho, boneco de pano confeccionado por Fofão, idealizado por Oto Pescini e interpretado por Tob (o apelido dado pela gravadora do grupo para Vimerson Cavanillas Benedicto), integrante do grupo musical Turma do Balão Mágico – criado em 1982 e do qual Simony fazia parte. Mike (Michael Biggs, filho do famoso ladrão inglês Ronald Biggs), outro integrante do grupo infantil, também participava do programa.
Meses depois, Balão Mágico ganhou nova abertura, novos cenários e desenhos. Inspirado em antigas ilustrações dos livros de história infantis, o cenógrafo Jean Philippe Therène criou um cenário de 15m de comprimento. Os personagens passaram a percorrer um gramado com flores, casinhas de abelhas, cachoeiras, riachos, montanhas e um balão azul. Além das brincadeiras habituais, Simony, Fofão e Fofinho passaram a dar dicas de mágicas, crochê e atividades artesanais.
Em setembro de 1983, com redação de Gabriel Mendes, Castrinho estreou no programa com o personagem Cascatinha, um moleque dentuço lançado no humorístico Chico City (1973). Um ano depois, também passou a participar do programa a menina Luciana, de quatro anos, que substituiu Simony durante suas férias e depois passou a conduzir definitivamente a atração ao lado dela. No mesmo ano Balão Mágico ganhou mais uma hora de duração.
Em 1985, na época da passagem do Cometa de Halley, o Balão recebeu a visita de um personagem chamado Halleyfante - uma espécie de elefante-robô extraterrestre. O Halleyfante era interpretado pelo ator Ferrugem, que estava dois anos afastado da televisão. Naquele ano entraria ainda no programa o menino Jairzinho, filho do cantor Jair Rodrigues.
Balão Mágico conseguiu grande êxito tanto em termos de audiência para a TV Globo, quanto na vendagem de discos do grupo, que atingiu a marca de 10 milhões de cópias vendidas, explodindo sucessos como: "Baile dos Passarinhos", "Superfantástico", "Amigos do Peito" e "Galinha Magricela", só para citar alguns. Esse sucesso rendeu alguns especiais musicais com a participação de vários artistas, como Fábio Jr., Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Dentre eles, destaque para o especial Amigos do Peito de 1985.
Nos últimos meses de exibição do programa, enquanto o Xou da Xuxa estava em fase de pré-produção, Balão Mágico foi apresentado apenas por Cascatinha e Jairzinho. Balão Mágico foi exibido pela última vez no dia 28 de junho de 1986 para dar lugar ao Xou da Xuxa.
InfanTV