Emissora: NBC. |
Envolvimentos com intrigas, criminosos e belas damas recheavam os episódios, que retratavam o universo do velho oeste, com as suas estradas de ferro, carruagens, cavalos, fazendas de gado, índios, rios, minas de ouro, e 'saloons' de jogo, onde ele sempre 'dava as cartas'. Além da caça aos fora da lei, Bat acabava se envolvendo com outras confusões ao sair na defesa de seus amigos.
Bat Masterson tornou-se uma das mais conhecidas séries de faroeste de todos os tempos, desde que estreou no dia 8 de outubro de 1958. Durante três temporadas o ator Gene Barry interpretou o ex-homem da lei que se transformava no defensor dos oprimidos. Ao todo foram 108 episódios mostrando as aventuras do herói título contra os fora-da-lei do Velho Oeste, principalmente onde foi o xerife por mais tempo - Dodge City.
A série foi apresentada no Brasil pela extinta TV Tupi no início da década de 1960(patrocinado pelo sabonete Cinta Azul), depois foi reprisado em outras emissoras. A popularidade de Bat Masterson foi tão grande por aqui, que Barry foi convidado a fazer um show no Brasil. Chegou no dia 23 de novembro de 1961, teve uma recepção entusiasmada no Aeroporto do Galeão, visitou o presidente João Goulart, fez shows no Copacabana Palace e no Maracanãzinho, onde sorteou uma bengala de Bat Masterson. Na época, Carlos Gonzaga cantava a versão em português do tema de abertura, que tornou-se também um estrondoso sucesso, como tudo que era ligado a Bat Masterson. Os censores brasileiros perseguiram o herói do western americano por considerar a sua famosa bengala um símbolo fálico.
Nomes conhecidos como Ross Martin (o Artemus Gordon da série James West) e até DeForest Kelley (Jornada nas Estrelas) participaram do programa. Já o ator Gene Barry (nome artístico de Eugene Klass) também estrelou a série Chefe Burke, da década de 1960.
Bat Masterson teve uma série de gibis lançada em agosto de 1959, pela Dell Comics (que também publicou versões quadrinizadas de outros westerns da TV, como Gunsmoke, Maverick, Zorro e Rawhide). Essas HQs do Bat Masterson foram publicadas no Brasil pela Ebal, entre 1962 e 1964, na revista Aí Mocinho e no almanaque Reis do Faroeste, lançado na década de 1970.
No Brasil Bat Masterson recebeu a dublagem do ator Murilo Nery.
InfanTV