Candy Candy

Direção: Hiroshi Shidara.
Ano de Produção: de 1976 a 1979 (115 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Animation Company e Toei Doga.
Elenco (Vozes): Minori Matsushima, Mami Koyama, Kazuhiko Inoue, Makio Inoue, Chiyoko Kawashima, Eken Mine, Taeko Nakanishi e Kei Tomiyama.

Candy era o nome da mocinha de um anime que passou aqui no Brasil pela ida da década de 1970. O desenho com o formato de novela, mostrava as desventuras da pobre menina órfã e quando passou na televisão brasileira com sua história triste levou as crianças as lágrimas, como é tradicional em algumas animações japonesas. O desenho, com mais de 100 episódios baseados num mangá escrito por Kyoku Mizuki e desenhado por Yumiko Igarashi, tinha um roteiro maravilhosamente bem trabalhado e possuía elementos suficientes para agradar não só as crianças, mas também aos adultos.
A menina Candy é uma órfã loira e bonita, extremamente alegre e com uma pureza no coração que a faz sofrer muito com a maldade das pessoas a sua volta, Ela vive no “Lar de Pôny” onde apronta das suas subindo em árvores entre outras coisas de criança.
A melhor amiga de Candy se chama Annie, menina meiga, tímida e covarde. Quando Candy é escolhida para ser adotada, boicota sua própria adoção para não deixar a Annie sozinha. Ai o casal, percebendo que Candy não queria ser adotada, resolve adotar Annie, que vai sem pensar duas vezes. A cena em que Candy, super feliz, conta a Annie que vai ficar e Annie lhe conta que foi adotada em seu lugar é uma das mais comoventes do desenho. Ainda no orfanato, Candy conhece um belo garoto numa colina atrás do Lar, cuja identidade permanece misteriosa até o último capítulo em que Candy chama carinhosamente de “Príncipe da Colina”.
Na adolescência Candy é adotada pelo clã dos Audrey, o mais rico, influente e importante dos Estados Unidos. Lá, ela conhece a Tia Avó, matriarca do clã, e as pestes Elisa e Neal, dois irmãos adolescentes mesquinhos, egoístas, orgulhosos e extremamente cruéis. Eles atazanam a vida de Candy com tramas, brincadeiras de mau gosto e intrigas. Eles recebem a menina na mansão com um balde de água fria. Literalmente. Mas Candy nunca deixa barato e sempre dá um jeito de dar o troco e um troco bem dado.
Candy também reencontra Annie, que tinha sido adotada pelo clã Brighten, outra família rica e influente. Mas Annie tem vergonha de suas origens e renega a sua amizade com Candy, pois esconde o fato de ter sido adotada. Com o tempo Annie volta a ser amiga de Candy e se apaixona por Archie. Nesse mesmo tempo Candy conhece Anthony, também do clã, a menina acaba caindo nas graças dos primos de Anthony, o alegre Archie e o inventor Stear, mas eles sabem que Candy ama Anthony e nunca se declaram a ela. Quando Candy e Anthony finalmente estão vivendo um lindo amor, o menino cai de um cavalo sofrendo uma lesão fatal na cabeça, deixando Candy sozinha.
A série aqui no Brasil terminou com esse final trágico da morte de Anthony e com Candy voltando para o orfanato onde na cena final ela fita o horizonte em silêncio e com olhos tristes. Fora do Brasil, porém, a série continuou e Candy vai estudar numa conceituada escola inglesa chamada Saint Paul, onde conhece a menina tímida chamada Patty. Patty se apaixona por Stear. Elisa e Near também estão na mesma escola como sempre infernizando a vida de Candy. Também nessa escola a menina conhece Terence um jovem rebelde e anti-social e se apaixonam, mas logo Terence sai da escola para fazer teatro na América. Stear vai lutar como voluntário na Segunda Guerra e morre em combate. Patty salva a vida de Candy e por isso mesmo fica paralítica. Patty amava Terence, e Candy achando que amiga precisaria muito mais do seu amado do que ela deixa o caminho livre para Patty. Até que nossa heroína conhece Albert, um jovem muito parecido com Anthony, eles se casam e vivem felizes para sempre.
Na Itália onde o desenho de Candy foi um estrondoso sucesso a animação ganhou um final diferente, pois eles julgaram que o final original havia sido injusto e produziram um que eles julgaram mais condizente com que Candy merecia. Nessa continuação Albert morre da mesma maneira que Anthony. Candy resolve ir a África (?!) procurar sua verdadeira mãe e lá encontrar Patty. Terence que nunca foi feliz com Patty a deixa para vive seu grande amor com Candy. Eles se casam e têm um filho, que é seqüestrado por Elisa. Depois de resgatar seu filho Candy o filho e Terence vivem felizes para sempre.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV