Capitão América

Direção: Ralph Bakshi e Chuck Harriton.
Ano de Produção: 1966 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Grantray-Lawrence Animation.
Elenco (Vozes): Bernard Cowan,Peg Dixon, Paul Kligman, Arthur Pierce, Paul Soles, John Vernon e Chris Wiggins.

Steve Rogers nasceu durante a grande depressão, cresceu franzino, numa família pobre. Em 1940, vendo nos cinemas os horrores nazistas, decidiu se alistar no exército para combater na guerra, porém era muito magro e doente, não preenchendo os requisitos para se tornar um soldado. Mesmo recusado pelo exército, Steve se inscreveu em um programa de pesquisas militares. Por seu caráter perseverante foi escolhido entre muitos para ser cobaia do “Soro do Supersoldado” desenvolvido pelo Dr. Reinstein no experimento especial, "Operação: Renascer". Logo após a aplicação do soro, o corpo de Steve se desenvolveu de maneira assustadora, criando músculos e resistência sobre-humana. Por obra do destino, Reinstein foi assassinado por um espião logo após o sucesso do teste de Steve, e a fórmula morreu com ele. Assim Steve foi o único supersoldado criado no projeto. O Governo lhe deu um uniforme, um escudo e o nome de Capitão América. Bucky Rogers, um pré-adolescente tornou-se seu parceiro e juntos lutaram na Europa durante a guerra.
Na Alemanha encontrou o Caveira Vermelha, braço direito de Hitler, que se tornou seu pior inimigo. O fim da Guerra foi também o fim do sonho. Bucky morreu, e o Capitão, ao cair de um avião nas águas geladas do Canal da Mancha, foi dado como morto e ficou congelado por décadas no Ártico.
O desenho animado que trazia o herói as telinhas estreou em 1966, ao lado de mais quatro personagens, cada um estrelando o seu próprio desenho, Hulk, Namor, o Homem de Ferro e Thor , A animação era rudimentar e aproveitando praticamente os próprios desenhos feitos para as HQs, os personagens mal se moviam, não andavam, mas deslizavam; nos diálogos só as bocas mexiam; eles tinham apenas piscadas de olhos durante closes e ainda, muitas cenas eram reaproveitadas em vários episódios. Junto com efeitos sonoros de socos, por exemplo, surgiam onomatopéias grafadas na tela como: "Pow!" e "Soc!".
Em suas aventuras, o herói combatia soldados nazistas, lutava contra o comunismo russo e defendia a bandeira e o povo americano contra qualquer ameaça à sua nação. O principal vilão das aventuras era o temível "Caveira Vermelha".
A abertura do desenho do Capitão América no Brasil, era exclusiva. As imagens eram diferentes da abertura original. Quando os Heróis Marvel retornaram à TV, em 1975 (Tupi), a abertura brasileira não entrava mais no ar. Talvez tenha se perdido ou algo semelhante. Assim, o Capitão América passou a ir ao ar com a abertura original em inglês. É por esse motivo que muitos fãs não se recordam da abertura em português do desenho. Em compensação em 1982, na redublagem, outra letra para a abertura do "Capitão" foi composta.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV