Emissora: Tv Tupi. |
O Circo Bombril é de um tempo em que não havia videoteipe era tudo feito ao vivo. Carequinha que não estava acostumado a trabalhar sem a reação imediata do riso e do aplauso do público pediu ao diretor que arranjasse umas cadeiras e colocasse umas trinta, quarenta crianças e pais. Desta forma surgia o primeiro programa de auditório na televisão brasileira.
Os bordões do palhaço tornaram-se sucesso imediato e viviam na boca das crianças: "Aiaiai, carrapato não tem pai", "Tá certo ou não tá, garotada?" e "O bom menino não faz xixi na cama, o bom menino não faz malcriação".
Pioneiro dos programas infantis, Carequinha tem uma opinião muito definida sobre a programação infantil atual. “Antigamente, a televisão tinha uma censura muito forte, não podia nem falar ‘safado’ . Uma vez falei ‘safado’ no meu programa e fui advertido pela Censura Federal, porque, como eles disseram, meu programa era familiar. No meu programa não se ouvia falar de imoralidade, era feito de família para família. Com o tempo começaram a aparecer palavreados mais fortes e a censura deixando, deixando, mas eu continuei o meu programa do mesmo jeito como me apresento até hoje. Agora descambaram, a televisão não era mais aquela que o Carequinha ensinava as crianças a respeitar a mamãe, o papai e o professor. Eu me sinto mal quando vejo esses programas com violência, que ensinam a criança a dar tiro, a brigar, desrespeitar a mamãe e o papai. Não se entende mais quem é o filho, a mãe e o pai, é uma coisa que ninguém se entende, é uma coisa que não deveria ser; a criança nasce criança. Mas agora, ela é levada para a imoralidade, para matar, para brigar, responder mal “.
O Circo Bombril durou até 1964.
InfanTV