Direção: Friz Freleng. |
O personagem principal tinha sido baseado em um Xerife garganta-vermelha de uma série de comerciais da Dodge, enquanto seu cavalo Molenga (Fester) havia sido inspirado no personagem Walter Brennan da série de faroeste Gunsmoke.
A história do desenho mostrava as aventuras de um xerife muito atrapalhado chamado Hoot-Kloot que se encarregava de perseguir os bandidos no velho oeste. O baixinho Xerife andava sempre com o seu chapéu de estimação e uns óculos com lentes verdes que eram sua marca registrada. Mesmo se gabando da sua valentia e eficiência e cheio de autoconfiança o Xerife acabava cometendo alguma coisa errada que atrapalhava o seu trabalho na captura aos malfeitores. Muitas vezes a displicência fazia Hoot-Kloot não pegar os bandidos que roubavam bem "embaixo do seu nariz".
No combate aos fora-da-lei o herói Hoot-Kloot contava com uma ajudinha do seu cavalo manco chamado Molenga, um pangaré branco que usava um boné dos confederados e que tinha um pequeno probleminha: ele falava. Por que falar era um problema? Porque Manco estava sempre reclamando da sua função e das atrapalhadas do xerife.
Em cada episódio o Xerife enfrentava um inimigo diferente, poucas vezes o vilão tornou a enfrentar o herói, foi o caso de Crazywolf, um lobo totalmente lunático que apareceu em quatro desenhos da série.
No Brasil o desenho era apresentado na TV Tupi de São Paulo e depois foi exibido na TVS. Em sua dublagem brasileira a voz do Xerife Hoot-Kloot foi interpretada pelo ator Castro Gonzaga, o dublado do personagem Toro (Toro e Pancho). O cavalo Molenga recebeu a voz do ator Carlos Marques, também responsável pela voz do Sargento Dudu no desenho O Inspetor.
InfanTV