Xuxa no Mundo da Imaginação

Emissora: Tv Globo.
Ano de Produção: de 2002 a 2004.
Cores.
Companhias Produtoras: Rede Globo.
Apresentadora: Xuxa.

O programa Xuxa no Mundo da Imaginação estreou no dia 28 de outubro de 2002, indo ao ar de segunda a sexta-feira às 9h30. Com direção de Mário Meirelles e produzido pelo Núcleo Roberto Talma, o programa marcou o retorno da apresentadora à programação infantil. Há quase dois anos, um incêndio no estúdio acabou com o semanal Xuxa Park, desde então Xuxa havia apresentado apenas o juvenil Planeta Xuxa, aos domingos.
Xuxa no Mundo da Imaginação foi o primeiro programa apresentado por Xuxa sem a supervisão de Marlene Mattos com quem rompera uma parceria profissional de quase 20 anos. A apresentadora tornou-se responsável por tudo, desde a escolha dos caracteres que vão ao ar até a aprovação das imagens de vídeos domésticos exibidos no programa. Um exemplo da participação ativa de Xuxa foi a exigência da troca de câmeras que, por serem muito grandes, assustavam as crianças.
Desenvolvido após três anos de pesquisa, o programa tinha cunho educativo e estava voltado para um público de zero a dez anos. Concebido com ajuda de educadores e profissionais especializados, Xuxa no Mundo da Imaginação não tinha desenhos animados. Os cenários - com castelos, casinhas de doces, flores coloridas, montanhas e nuvens – foram desenvolvidos com objetivo de retratar os símbolos das histórias infantis e transportar as crianças para o mundo da imaginação. Os bonecos do programa foram criados pelo grupo de teatro Cem Moldes.
O programa, com cerca de 40 minutos de duração, era dividido em quatro blocos e tinha ao todo 32 quadros exibidos alternadamente ao longo da semana. Eram transmitidos 14 quadros por dia: “Cantinho das Histórias” era o mais longo, com até dez minutos. No qual Xuxa contava histórias com ajuda de bonecos, fantoches e/ou atores convidados. Entre os demais quadros estavam “Cantigas”, no qual cantores conhecidos interpretavam clássicos do nosso cancioneiro; “Gym” em que um dançarino ensinava coreografias e fazia imitações; “ApresentaCão”, em que Xuxa fazia paródias de músicas auxiliada por um cachorro; “Bruxa Keka”, um dos quadros mais famosos do programa, onde a personagem malvada interpretada por Xuxa procurava crianças mal-educadas para transformar em “bruxinhas”.
Em agosto de 2004 o programa que já tinha sido ambientado em cenários como praia e floresta, mudou-se para o mundo do circo, em um ambiente repleto de palhaços, malabaristas e mágicos. O cenário trazia agora uma piscina de bolas em formato de cartola e uma enorme bota de palhaço, entre outros elementos. Entre as atrações circenses em destaque, estavam o palhaço Carequinha cantando seus sucessos; e acrobatas e malabaristas realizando apresentações especiais.
Apesar de ter um pequeno elenco fixo e poucas crianças no cenário, o programa contava com a participação de crianças de todo o Brasil, que mandavam cartas, vídeos, fotos e desenhos.
Depois de amargar sucessivas derrotas na "guerra" matinal do Ibope para o SBT, a Globo resolveu reformular sua programação infantil na estréia da grade de 2005. Assim, Xuxa que estava há quatro meses fora do ar, voltou deixando para trás o Xuxa no Mundo da Imaginação, para apresentar o TV Xuxa.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV