Emissora: Tv Globo. |
Inicialmente o programa era dividido em oito blocos. Xuxa descia de um elevador em forma de disco voador. Como fundo havia um palácio de cristal. O bloco de abertura incluía desenhos inéditos; o segundo bloco era destinado a brincadeiras; e no terceiro, entrava o quadro “Pequenas crianças, grandes talentos”, mostrando crianças de todas as partes dançando ou apresentando alguma habilidade. Ainda fazia parte desse bloco o quadro “Malhaxão”, no qual Xuxa ensinava as pessoas de todas as idades a malhar. O quarto bloco apresentava o “Canta Brasil”, onde a apresentadora entrevistava um ídolo brasileiro a cada semana. As brincadeiras voltavam no quinto bloco, com o “Roleta”, que destinava parte dos prêmios ganhos pelas crianças a instituições de caridade. Os sexto e sétimo blocos eram dedicados aos adolescentes do programa “Xuxa Hits”, parada musical que contava com apresentação de cantores famosos, além de ter o reforço do DJ Malboro, Tubarão e Tonelada.
Para garantir a organização e a animação do programa, Xuxa contava com a participação das Paquitas, remanescentes do Xou da Xuxa, das gêmeas Roberta e Mariana Richards e do Gênio Eugênio (Paolo Pacelli). O programa passou por uma reestruturação a partir de 29 de abril de 1995. As mudanças iam desde cenários até novas Paquitas. – as meninas foram selecionadas entre mais de 2.500 candidatas e chamavam-se Caren, Gisele, Graziela, Bárbara, Vanessa, Andrezza e Diane. Esse grupo ficou conhecido como Paquitas Nova Geração. Xuxa passou a entrar em cena saída de uma pirâmide. E novas brincadeiras entraram como: “Mate a Matemática”, “Deu Xuxa na Galera”, “Aperte e Acerte”, “Pega no Pé” e “Batalha de Fãs”.
A partir de 6 de julho de 1996 o programa ganhou 45 minutos a mais, novos quadros e brincadeiras. Em “Abobrinhas” Xuxa e a ex-Paquita Andréa Faria contavam piadas e casos, em pequenas esquetes. A direção de produção era de Aluízio Augusto. Mais quadros entraram no programa em 1998 como: “A Hora do Recreio” ou “Conta Pra Mim”. Em julho de 1998, durante sua licença-maternidade, Xuxa foi substituída pela ex-Paquita Andréa Faria.
Em 1999 o programa começou a ser gravado nos estúdios do Projac. Com um cenário de cerca de 1000m² com 20m. de altura, criado pelo cenógrafo João Cardoso, o cenário era recoberto de painéis coloridos que lembravam outros planetas onde se espalhavam brinquedos. Na barriga de um dragão foi colocada uma grande cama elástica cheia de bolas de plástico. A nave de Xuxa agora aparecia dentro de uma abóbada de luzes, saindo do chão, como se estivesse chegando ao planeta.
Novos quadros foram introduzidos, como o “Transformirim”, onde duas pessoas eram escolhidas para mudar de penteado e trocar o figurino; e o “Cantinho Nota Dez”, no qual os personagens Sucata e Sucatinha ajudavam as crianças nas tarefas de criação artísticas.
Em 11 de janeiro de 2001, um incêndio causado por um curto-circuito interrompeu a gravação do último bloco do Xuxa Park, ferindo 26 pessoas. O fogo destruiu o cenário do programa gerando pânico entre as 300 pessoas que estavam no estúdio. Depois disso Xuxa Park saiu do ar.
InfanTV