Emissora: ABC. |
Após várias versões e adaptações, o personagem Zorro parecia ter encerrado sua carreira nas telas do cinema na década de 50. Por isso, acreditando que os lucros com seu personagem haviam se esgotado, Johnston McCulley vendeu os direitos autorais para seu amigo Mitchell Gertz, um agente teatral. Vendo a possibilidade de trazer Zorro de volta as telas, desta vez na televisão, Gertz apresentou seu personagem a Walt Disney em 1952. Disney se entusiasmou com a idéia mais não conseguia vender Zorro as emissoras porque eles insistiam em ver um filme piloto primeiro. Durante meses a imprensa americana publicou notícias sobre conversações entre Disney e a rede ABC mais ambos os lados entraram em um impasse e Walt cancelou o projeto.
Em seu lugar produziu Davy Crokett, estrelado por Fess Parker (Daniel Boone), que recebeu a honra de ser o primeiro herói vivo da Disney. O sucesso foi tão grande que os lucros serviram para dar início a construção da Disneyland. Porém, anos mais tarde Walt precisou de mais dinheiro para continuar sua obra. Assim sendo, desengavetou Zorro e o apresentou de novo a ABC que tendo em vista o sucesso de Davy Crockett, a emissora comprou Zorro.
Vários atores foram testados inclusive Hugh O'Brian, John Lupton, Jack Kelly, Dennis Weaver e David Jansen. Em 18 de abril de 1957 o estúdio fez teste com um ator relativamente desconhecido, Guy Williams que mais tarde estrelou Perdidos no Espaço. Quando Walt viu os resultados, ele soube que ele tinha achado o seu Zorro.
Ao longo de suas façanhas, Zorro contaria com a ajuda de seu fiel criado Bernardo, que era mudo e para ajudar Diego se fez passar também por surdo. Isto permitiu para Bernardo escutar conversas secretas. Bernardo foi representado por Gene Sheldon artista versátil com experiência de rádio, vaudeville, Broadway e filmes.
Para o vilão foi contratado Britt Lomond como Capitão Monastário, ele participou dos 13 primeiros episódios da série e é o único ator da série original ainda vivo. Outro vilão importante era o Sargento Garcia, o segundo em comando interpretado por Henry Calvin.
Para dar uma maior autenticidade à série. Disney construiu uma verdadeira cidade. Nas lutas, eram utilizados sabres reais sem proteção. Vários atores se feriram durante as cenas de luta com os sabres. Teve um ator, Tony Russell, que foi ferido no olho. O próprio ator Britt Lomond (Capitão Monastário) se feriu em uma luta com Zorro e carrega até hoje a cicatriz. O personagem Cabo Reys interpretado por Don Diamond somente surgiria após a primeira temporada.
InfanTV