Clube do Capitão Aza

Emissora: Tv Tupi.
Ano de Produção: de 1966 a 1979.
Cores.
Companhias Produtoras: Tv Tupi.
Apresentador: Wilson Vianna

Em setembro de 1966, Paulo Pontes e Vianinha (o grande dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho), em homenagem a um falecido herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial, Azambuja, conhecido entre os aviadores como AZA, criaram o programa que se denominou Clube do Capitão Aza, sob a direção de Maurício Sherman (o inventor da Xuxa) e Alcino Diniz. Criação está que era uma estratégia para derrubar o Capitão Furacão, o campeão das tardes na Rede Globo, e conseguiram alcançar o objetivo, o Capitão Aza chegou e derrotou o Furacão velho lobo do mar, com sua assistente Martinha.
O Brasil vivia os duros anos do regime militar, tanto que o bordão do programa era: “... Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô,alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil!, aqui quem fala é o Capitão Aza, comandante e chefe das forças armadas infantis deste Brasil”. O herói vestia um impecável uniforme da linha aeronáutica, usava capacete de piloto com duas asinhas desenhadas, óculos de lentes negras, acopladas, e sobre o peito robusto ele levava diversas medalhas.
O Clube do Capitão Aza era apresentado de segunda a sexta-feira, e ficou no ar durante 14 anos, apresentando desenhos animados e séries hoje consideradas clássicas, como A Feiticeira, Jeanne É um Gênio, Speed Racer, Ultraseven e Ultraman.
Após suportar 10 meses sem salário, Wilson Vianna teve que se retirar, na despedida das crianças o herói disse que partiria para em uma missão no espaço. Assim depois de 13 anos ininterruptos de sucesso, discos e histórias em quadrinhos, o Capitão Aza partiu.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV