<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

***GANHE GRATIS *CRIPTOMOEDAS *BITCOINS *FAUCET *AIRDROP *APPS E MUITO MAIS***

13 de jan. de 2022


Como funciona o fax?

Por Gabriel Sérvio, editado por Karol Albuquerque

Inaugurando o nosso especial sobre tecnologias antigas, vamos falar sobre o fax. Para os mais jovens, há uma grande chance de muitos nunca terem usado ou sequer visto uma máquina de fax funcionando com o seu som peculiar de impressão.

Também chamado de ‘telefax’ ou ‘telecópia’, ainda assim, essa tecnologia de telecomunicação que ganhou força na década de 1980 é usada até hoje para a transferência remota de documentos pela rede telefônica.

O que é o fax?

A ideia original por trás do aparelho de fax foi patenteada em 1843 pelo mecânico escocês Alexander Bain e partiu da união do seu projeto com a do aparelho telefônico. 

Só em 1926 surgiu o primeiro protótipo do dispositivo desenvolvido pelo Bell Labs (que também desenvolveu outras tecnologias importantes, como os transistores, LEDs, lasers, a linguagem de programação C e até o sistema operacional Unix). 

Em 1947, logo após o fim da segunda guerra mundial, o especialista em telégrafos, Gabriel Casotti, conseguiu produzir o primeiro aparelho de fax em parceria com uma agência de notícias.

Logo depois, em 1949, o primeiro sistema de fax começou a operar no Japão e em 1973 os primeiros aparelhos começaram a ser produzidos em larga escala.

Como funciona?

Para funcionar, uma máquina de fax precisa dos seguintes componentes: um scanner, um modem, uma impressora e uma linha telefônica. O scanner é quem converte um arquivo impresso em uma imagem digitalizada. O modem, por sua vez, envia essa imagem pela linha telefônica para outra máquina de fax. Em seguida, como na imagem abaixo, a impressora do destinatário produz uma cópia do documento recebido.

Homem usando uma máquina de fax no escritório
Máquina de fax imprimindo um documento. Imagem: junpiiiiiiiiii/Shutterstock

Seu grande sucesso foi antes da popularização da internet e se deve principalmente por conta das vantagens sobre outros serviços como os correios, por exemplo, já que a transferência de um documento era quase instantânea.

No início dos anos 2000, para se manter relevante no mercado, surgiu um novo serviço: o fax pela internet (Internet Fax ou Fax to Mail). A modalidade funciona através de um servidor de fax, um programa que permite enviar documentos a partir de um computador conectado à Internet. 

Entretanto, com a ascensão do scanner (uma das peças que compõem uma máquina de fax) o Internet Fax acabou perdendo espaço, já que os scanners, por si só, já permitem digitalizar imagens e documento que podem ser enviadas via e-mail. Nessa mesma época, o e-mail, inclusive, já era visto por muitos como um solução mais rápida e confiável que a proposta original do fax.

Por consequência, principalmente no meio corporativo, as máquinas e servidores de fax foram gradualmente substituídos por outros sistemas inteligentes capazes de receber, armazenar, imprimir e enviar documentos, o que também reduziu os custos, uma vez que diminuíram as impressões desnecessárias e os gastos extras com chamadas telefônicas.

As máquinas de fax podem transmitir imagens coloridas?

A resposta é sim. Também é possível enviar imagens coloridas por fax, e não apenas imagens em preto e branco. Essa funcionalidade foi implementada em 1996.

Vale destacar que nem todas as máquinas de fax produzidas na época podiam transmitir e imprimir em cores, já os dispositivos mais novos contam com essa funcionalidade.

O fax ainda é utilizado?

Apesar de terem saído de moda já há algum tempo, o fax ainda é utilizado como canal de comunicação por algumas empresas e agências governamentais pelo mundo.

Como contexto, em 2018, ao pesquisar por números de fax ativos na internet, o resultado ainda era surpreendente: 400 milhões de linhas de fax ativas para os resultados em língua inglesa, contra 50 milhões em russo. O Japão, por sua vez, o primeiro país a adotar a tecnologia, ainda contava sozinho com 300 milhões de contatos via fax, ou seja, é certo que milhões de páginas ainda são enviadas diariamente por meio da tecnologia.

Na terra do sol nascente, por exemplo, ter um fax em casa não é um hábito apenas das empresas. Os números apontam que de 40% a 50% dos japoneses ainda usam a tecnologia em seu cotidiano. 

O NHS, o serviço de saúde britânico, também era considerado até pouco tempo um dos maiores compradores de aparelhos de fax no mundo. Desde 2020, o governo adotou uma estratégia que visa começar a trocar essas máquinas. 

O acadêmico Jonathan Coopersmith, que escreveu uma obra sobre a história do fax, elencou um motivo para o fax ainda se manter vivo. Para Coopersmith, as pessoas, principalmente as mais velhas, ainda não se sentem confortáveis com os computadores e celulares: “É mais fácil mandar um fax, além de mais barato e familiar”, disse. “Acredito que ele (o fax) vai continuar em circulação, mesmo que com uma parcela menor”, acrescentou.

Por fim, vale destacar que o padrão de transmissão de dados por fax (o ITU-T Recommendation T.30), basicamente o que gerencia o funcionamento da tecnologia, recebeu a sua última atualização em 2005. Como contexto, nesse ano ainda não existia um iPhone e o sistema operacional do momento era o Windows XP.

Olhar Digital


0 comentários:

Postar um comentário

Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search